Bolsa Capixaba: saiba tudo!

Anúncio

Dentre os mais diversos benefícios sociais oferecidos no Brasil, está o Bolsa Capixaba, um importante projeto que visa beneficiar a população de baixa renda, localizada no estado do Espírito Santo.

Se você mora no Espírito Santo, certamente, gostará de saber mais a respeito do programa bolsa Capixaba.

Anúncio

Você sabe o que é, como funciona, e quem tem direito a receber? Confira a seguir.

O que é o Bolsa Capixaba?

O Bolsa Capixaba é o nome dado ao maior programa de distribuição de renda para a população mais necessitada no Espírito Santo.

O seu funcionamento é bem parecido com os demais benefícios sociais distribuídos em diversos estados do Brasil.

O Bolsa Capixaba é importante até mesmo no cenário nacional, onde diversos outros estados se inspiram na modalidade e organização trazida e apresentada por este importante benefício social.

Atualmente, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo,  SETADES, é uma das principais responsáveis pela gestão do programa social, e está realizando um trabalho duplo, onde uma parte é de atendimento aos beneficiários que já estão cadastrados e recebendo o benefício, enquanto a outra, é de identificar pessoas que poderiam ser beneficiárias, mas que por algum motivo não estão cadastradas, auxiliando-as em todas as etapas deste cadastro.

Quem tem direito ao Bolsa Capixaba?

As regras que dão direito ao programa podem mudar de um ano para o outro. Atualmente, os critérios para receber o benefício são:

  • residir no estado do Espírito Santo; 
  • estar inscrito e, com todos os dados atualizados no CadÚnico; 
  • renda familiar de até R$ 155,00 mensais;
  • não ser beneficiário do Auxílio Brasil.

O órgão costuma disponibilizar periodicamente a lista dos beneficiários, que pode ser conferida no site oficial, bem como uma eventual aprovação, após a realização do cadastro.

Leia também: PIS/PASEP 2023: quem tem direito, como consultar e calendário de pagamentos.

Aqueles que porventura não estejam cadastrados no CadÚnico, podem contar com o apoio da secretaria, que em uma de suas vertentes, está atuando, justamente, para identificar esses possíveis beneficiários, mas que por algum motivo não estão cadastrados, a fim de auxiliar no cadastro.

Quem controla e gerencia o Bolsa Capixaba?

O Bolsa Capixaba é gerenciado pelo próprio governo do Espírito Santo, em parceria com a Caixa Econômica, e com o Governo Federal, principalmente, em aspectos de seguranças e organizatórios.

Quem realiza a maior parte da organização é o governo capixaba, que fica responsável por verificar e organizar todos os beneficiários, além de assegurar e realizar o repasse de todos os valores referentes a este benefício.

Como realizar o cadastro no Bolsa Capixaba?

Conforme orientamos em um dos tópicos anteriores, atualmente, não está havendo a necessidade de realizar cadastro para ter acesso ao Bolsa Capixaba diretamente, no entanto, é necessário estar com os dados atualizados no CadÚnico.

Além disso, obviamente, é necessário cumprir todos os requisitos para ter direito ao benefício, principalmente, ser beneficiário de outro projeto social, para que o seu nome já conste automaticamente no cadastro.

Como saber se tenho direito ao benefício?

Como o programa funciona de maneira contínua e sua concessão depende da renda declarada no CadÚnico, a lista de beneficiários é atualizada mensalmente. Já que as pessoas podem entrar ou sair do programa caso não cumpram com os critérios.

Dessa forma, quem deseja saber se possui direito ao benefício deve conferir se seu nome consta na lista. A lista com todos os beneficiários pode ser conferida aqui!

Como retirar o cartão e receber?

Para aqueles que estiverem na lista, basta ir a uma agência do Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo) para retirar seu cartão. 

Calendário de pagamento do Bolsa Capixaba para 2023

O Setades, secretaria responsável pelo programa, anunciou o calendário de pagamentos para o ano de 2023. Confira:

MêsData
JANEIRO30
FEVEREIRO28
MARÇO29
ABRIL26
MAIO31
JUNHO28
JULHO31
AGOSTO30
SETEMBRO27
OUTUBRO31
NOVEMBRO29
DEZEMBRO27

Qual a importância deste benefício para a população capixaba?

Assim como os demais benefícios sociais, o Bolsa Capixaba visa proporcionar um auxílio para os mais necessitados, desde que sigam e cumpram todos os requisitos necessários.

E isso por si só, já é muito importante, uma vez em que, essas pessoas terão melhores condições, enquanto o benefício for pago, ou seja, serão amparadas até que consigam um emprego, por exemplo.

Para outras informações mais específicas sobre o Bolsa Capixaba, ou se houver alguma dúvida, você deve acessar o site oficial do programa.

Se você aprendeu um pouco mais sobre este importante benefício social, não deixe de compartilhar este artigo com algum amigo que more no Espírito Santo, e que esteja buscando mais informações sobre o Bolsa Capixaba.

Caso você seja capixaba, e por ventura, esteja necessitado, releia com atenção todas as informações disponibilizadas neste artigo, se necessitar, acesse também o site do Bolsa Capixaba, ou da SETADES, para obter informações mais detalhadas, e também ajuda para realizar o seu cadastro.

Buscando…

0