Essa é a nova forma de pagamento desenvolvido pelo BC que veio para revolucionar o mercado financeiro. Muito mais simples e rápido, comparado a serviços já conhecidos como, o Ted e Doc.
O serviço está disponível para qualquer pessoa, inclusive estabelecimentos comerciais que ao utilizar o serviço oferecido podem fazer/receber transferências e pagamentos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O que é Pix?
O Pix é uma forma de pagamento eletrônico e instantâneo que foi criado pelo Banco Central do Brasil. O serviço oferece transferências e pagamentos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As transferências e recebimentos via Pix já estão disponíveis para todos as pessoas e empresas que possuem conta corrente, seja ela conta salário ou poupança. As transferências e recebimentos, são realizadas por meio das chaves Pix.
Como funciona o Pix?
Para utilizar o Pix, você precisa entrar no app do seu banco e cadastrar suas chaves, que podem ser seu número de celular, e-mail ou CPF/CNPJ.
Dessa forma, as informações de sua conta, como agência e banco ficam vinculados à essa chave e você não precisará mais informar seus dados bancários pra quem for te fazer uma transferência.
Se você preferir, pode cadastrar uma chave aleatória, que é um código com 32 caracteres gerados de forma aleatória.
Quais são as chaves Pix?
Existem 4 tipos de chaves. Que são:
- Número de celular;
- CPF;
- E-mail;
- Chave aleatória.
Se você possuir mais de um número de celular ou mais de um e-mail, você pode cadastrar os 2 e possuir até 5 chaves Pix diferentes.
Para quem possui a conta PJ (Pessoa Jurídica), pode ser cadastradas até 20 chaves, ainda assim, com isenção de tarifas.
Pagar e receber por QR Code
Como já citamos. Além de poder realizar transferências, outra forma muito fácil de utilizar usar o Pix, para realizar pagamentos e transferências é por meio do QR Code.
O QR Code é um tipo de código de barras que pode ser lido pela câmera de qualquer smartphone. Para utilizar o QR Code basta aproximar a câmera do celular e o pagamento será realizado instantaneamente.
O BC informou que serão dois tipos de QR Code: o estático e o dinâmico.
QR Code estático Será utilizado em varias transações. O QR Code estático é indicado para pequenos lojistas, prestadores de serviços ou para realizar transações entre amigos e familiares, na hora de dividir uma pizza, por exemplo.
QR Code dinâmico Será de uso único, ou seja só pode ser utilizado uma vez. O recebedor deve definir os dados do pagador, data de vencimento, e outras informações. como se fosse um boleto.
Principais características do Pix
Como citamos anteriormente, a rapidez e facilidade de uso é uma das principais características do Pix. Com esse meio de pagamento, o usuário pode realizar transações financeiras 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O Pix e muito mais rápido se comparado aos meios de transferências tradicionais. Uma transferência via TED por exemplo, chega demorar horas para cair.
A mesma transação realizada via Pix, é concluída em poucos segundos. Cerca de 6, para ser mais exato.
O Pix é seguro?
Segundo o Banco Central, o Pix é simplesmente uma forma de pagamento e transferência de dinheiro. O que significa que seus dados bancários é pessoais estão protegidos pelas leis de Sigilo Bancário e Lei Geral de Proteção de Dados.
Além do respaldo oferecido pelas leis, as transações via Pix são protegidas por criptografia e autenticação.
A primeira camada protege seu dados de fraudadores de terem acesso as sua informações no momento de realizar uma transferência, a segunda camada serve para autenticar a identidade do cliente e do banco.
Para sempre ter seus dados pessoais e bancários em constante proteção, basta continuar atento a qualquer anormalidade, da mesma forma como já se faz com uma conta digital.
Não compartilhar dados com pessoas desconhecidas, nem inserir seus dados em sites fraudulentos são algumas dicas pra não cair em fraudes bancárias.
O Pix é gratuito?
Segundo o Banco Central do Brasil o Pix será gratuito para usuários pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI), mas para isso o Pix precisa ser o meio de pagamento utilizado para compras ou transferências.
Se tratando de usuários PJ, as instituições financeiras podem impor tarifas tanto do pagador e do recebedor.
De forma geral, ficará a cargo da instituição financeira estabelecer tarifas para o público empresarial.
No Inter, por exemplo o Pix é gratuito para pessoa física como para MEI e PJ.
Você pode gostar: Como cancelar Pix agendado: Guia passo a passo
Diferença entre Pix e outras formas de pagamento
Agora, vamos comparar o Pix com as formas mais antigas de pagamentos e transferências.
DOC
O DOC que significa Documento de Ordem de Crédito, possui um limite de valor a cada transferência que é de até R$ 4.999,99 e o dinheiro só chega na conta do destinatário no dia útil seguinte. Outro detalhe, se a transferência for realizada após as 22h, o prazo se estende 48 horas depois.
TED
Já com a Transferência Eletrônica disponível (TED) não existe limite para a transferência, e normalmente o dinheiro cai na conta no máximo algumas horas depois de realizado.
No entanto, só está disponível em dias uteis até as 17h. Depois das 17h, fim de semana, e feriados, a transferência só cai no próximo dia útil.
Boleto
Em relação aos boletos, o código de barras, passa a ser substituído pelo QR Code. Mas a principal diferença está relação ao tempo de compensação que pode ser de até 72. Já com o Pix, o pagamento tem aprovação instantânea.
Confira mais alguns artigos que você possa gostar:
Dominando o Pix: Como gerar QR Code Pix no Sicoob
Descubra os 7 passos para criar e imprimir seu QR Code Pix Nubank