Provavelmente você já ouviu falar sobre educação financeira e controle financeiro, planilhas de controle de gastos pessoais, empresariais etc., não é verdade?
Mas já parou para pensar que existe diferença entre poupar, economizar e investir?
Do mesmo modo, já sabe da importância de manter o equilíbrio entre o quanto você ganha e o quanto você gasta no mês, correto? De fato, essa é a melhor saída para você não ficar com a conta no vermelho.
Mais do que apenas gastar menos, no entanto, é importante que você entenda a diferença entre economizar, poupar e investir.
Já pensou nesses conceitos? Acha que é basicamente a mesma coisa? Saiba que não são e que cada um desses conceitos tem sua importância e podem, sim, fazer a diferença em sua vida financeira!
Como economizar dinheiro?
Para que você entenda de maneira clara, podemos dizer que economizar é não gastar dinheiro sem necessidade.
Sabe quando você volta para casa feliz da vida depois de ter passado a tarde no shopping e conseguido fugir das tentações e das promoções da vitrine? Pois bem, é basicamente isso.
Também é possível economizar dinheiro em outras situações, como manter-se fiel à lista de compras no supermercado ou quando sair com os amigos e pagar uma conta que não irá pesar no seu bolso, por exemplo.
O mais importante é que você entenda quando economizar vale mesmo a pena. Imagine que você foi a uma loja em liquidação e comprou várias peças de bebê no tamanho para um recém-nascido.
Supondo que cada peça custe R$ 1,00. Esse valor é muito atrativo se for um produto de qualidade. Além disso, quem já teve bebê sabe que roupas de recém-nascido perdem rápido, isso quando o bebê chega a usar, porque alguns nascem grandões e já pulam para o tamanho P ou M.
No fim das contas, você economizou, mas não fez um bom negócio, pois comprou mais do que era necessário e está correndo o risco de ficar com essas peças de roupa encalhadas no armário.
Por isso, lembre-se: a melhor forma de economizar é pagar um preço mais em conta, mas comprar apenas o que é importante.
E como poupar dinheiro?
Normalmente a confusão é feita bem aqui, no momento de poupar, pois não sabemos dizer ao certo qual a diferença entre economizar e poupar.
Também passa por isso? Não se preocupe: vamos detalhar a diferença entre esses conceitos a seguir.
Já entendemos o conceito de economizar no item anterior, agora é a hora de explicar o que é poupar, para que não fique qualquer dúvida em sua cabeça!
Poupar dinheiro significa, basicamente, guardar uma parte do que ganha. Não vale, no entanto, poupar no supermercado e depois usar esse dinheiro para pagar a conta da lojinha da esquina. Nesse caso, podemos dizer que você economizou e não poupou.
Para poupar realmente, você deve guardar o dinheiro. A pergunta que fica é: será que apenas poupar é o suficiente? Veja onde queremos chegar.
Como investir dinheiro?
Você já economizou, poupou e agora é hora de investir! Imagine só o desperdício de deixar seu dinheiro parado em um cofrinho, sem render mais nada, depois de tanto esforço para não fugir do orçamento. O melhor caminho é juntar uma grana legal (de acordo com a sua realidade) e investir para vê-la se valorizando de verdade.
Se você pensa que ter sucesso nos investimentos é coisa só de gente rica, saiba que não é bem assim! Hoje em dia, investir está ao alcance de todos. Inclusive com R$ 1,00, é possível.
Não necessariamente você precisa aplicar muitas cifras para se dizer um investidor. Investir tem a ver com colocar seu dinheiro para trabalhar por você, independentemente de quanto seja.
Muita gente chega nessa etapa e coloca o dinheiro na poupança. De fato, a caderneta é uma opção para a maioria dos brasileiros, por ser segura e bem fácil de usar.
Mas sabia que existem alternativas também muito seguras e práticas? E o melhor: que entregam um retorno bem mais interessante. Essas alternativas ficam para uma próxima matéria.
Por isso, é importante que você esteja aberto para aprender sempre. O aprendizado constante é a chave para encontrar boas oportunidades para valorizar seu dinheiro e continuar economizando, poupando e, principalmente, investindo!