Pix Garantido permitirá compras parceladas. Será o fim do cartão de crédito?

Anúncio

Agora o Pix Garantido permitirá compras parceladas, como se fosse um cartão de crédito. Desde o seu lançamento em novembro, o Pix vem ocupando cada vez mais espaço no mercado de pagamentos.

Pix Garantido permitirá compras parceladas. Será o fim do cartão de crédito
Pix Garantido permitirá compras parceladas

O serviço de transferência gratuito para pessoas físicas conquistou os brasileiros. Até fevereiro deste ano, a tecnologia criada pelo Banco Central tinha 73 milhões de usuários e acumulava mais de 275 milhões de operações.

Anúncio

Destaque em relação a TED e DOC

A chegada desse sistema levantou questões sobre a continuidade do antigo método de transferências – na verdade, o novo serviço provou ser um forte concorrente.

De acordo com dados do Banco Central, entre janeiro e 25 de fevereiro de 2021, pouco mais de 375 milhões de transferências foram feitas por meio do Pix, e 249,9 milhões de transferências foram feitas por meio do TED e DOC.

Mesmo com grande sucesso, as notícias não devem parar nas três principais diferenças do serviço: gratuito para indivíduos, instantâneo e gratuito 24 horas por dia.

Pix Garantido permitirá compras parceladas

A partir de julho deste ano, o banco central deve começar a formular regras para o funcionamento do Pix Garantido, que permitirá compras parceladas, da mesma forma que o cartão de crédito. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022.

“Hoje, quando se usa o Pix para pagar, os recursos vão imediatamente para a conta do destinatário. Também tem como agendar o horário, mas nesta modalidade o destinatário nem sabe o agendamento e não pode garantir. Se o pagador falir, acabou”, disse Carlos Netto, CEO da Matera.

“Com o Pix Garantido, o cliente pode acertar o pagamento da conta e o beneficiário saberá o cronograma”.

“Você não vai poder discordar do pagamento, e eventualmente haverá fiador. Ou seja, mesmo que o pagador vá à falência, o dinheiro chegará à conta de destino”, pontuou Netto.

Um dos efeitos mais diretos é que as empresas ou empresários que desejam receber pagamentos programados poderão pagar antecipadamente esses recebíveis a uma taxa de juros mais baixa.

Segundo Netto, o Pix Garantido tem maior influência no mercado B2B (de empresa para empresa). No entanto, os indivíduos também devem se beneficiar.

Pix Cobrança, Pix Garantido. Chegou o fim do cartão de crédito?

Atualmente, o lojista só recebe a compra por cartão de crédito cerca de 30 dias após o pagamento, cabendo ao banco emissor a responsabilidade de garantir o pagamento.

Com o Pix Garantido, você pode usar o mesmo mecanismo de segurança para parcelar na loja. Porém, ao contrário do que aconteceu com o TED ou DOC que Pix engoliu, a competição com cartões de crédito deveria ser mais igualitária.

“Às vezes, as pessoas vão pagar promoção em dez vezes no cartão, e não têm juros etc.” Mas, na verdade, há juros. Netto disse que lá, o lojista terá que antecipar o valor do produto embalado, o custo do tomador de risco, etc., já estão incluídos.

“De acordo com o modelo de negócios que será definido no Pix Garantido, pode haver mais ou menos competição, mas o fim do cartão não deve acontecer.”

Outra questão que restringe o Pix Garantido de competir com o cartão de crédito é a possibilidade de uso da tecnologia internacionalmente.

Comentários encerrados.

Buscando…

0