Vale a pena ter seguro auto? Entenda como funciona, o valor e como contratar um seguro de carro.

Anúncio

Antes de falarmos sobre o assunto é importante explicar o que é o seguro auto. Nós do Click Economia vamos contar todos os detalhes sobre o seguro de carro a seguir.

O seguro auto é um produto disponibilizado normalmente por bancos, seguradoras, ou instituições financeiras que oferecem coberturas básicas e especiais para proteção de veículos.

Anúncio

Ao contratar um seguro de automóvel, o proprietário garante a proteção do automóvel segurado, além de receber assistência em variadas situações, como indenização por prejuízos a terceiros por exemplo.

Como funciona o Seguro Auto Online?

Após simular e escolher uma banco ou seguradora que ofereça o seguro auto, o próximo passo é a verificação feita pela empresa para entender os riscos que o veículo está exposto.

Fizemos uma matéria sobre algumas seguradoras. Confira aqui!

Após a instituição realizar essa averiguação será possível concluir a apólice do seguro. A apólice é o documento que indica os riscos que veículo assegurado está exposto e funciona como o contrato do seguro de carro.

Na apólice do seguro de carro, constam as coberturas e garantias contratadas no seguro, o valor do prêmio, entre outros dados sobre o seguro auto.

Como fazer a cotação do Seguro?

Hoje em dia o usuário tem a facilidade de fazer a cotação e simulação do seguro auto online, antes de contratar seguro para carro. E o melhor, a contratação também pode ser feita de forma online.

Portanto, a cotação de seguro para automóvel, pode ser feita por meio do seu celular ou computador. Muito prático não é mesmo?

Na simulação, cada seguradora possui seus critérios de avaliação. Após a avaliação do perfil do motorista, a seguradora informa o valor que pode ser cobrado para assegurar o veículo.

De modo geral, as seguradoras ou os bancos realizam pequenos questionários durante a cotação de seguro auto online para o motorista responder e mostrar possíveis fatores de riscos, como a probabilidade de roubo ou envolvimento em acidentes.

Dessa forma, são coletadas informações como: localização da casa ou do trabalho, ano do veículo, tempo de carteira de habilitação, modelo do automóvel entre outras informações que influenciam no valor do seguro.

Preço do Seguro Auto

seguro auto seguro de carro
Imagem: clickeconomia

preço do seguro para carro e moto é uma dúvida muito comum entre os motoristas que desejam contratar um seguro para seu veículo.

A questão é que o preço do seguro depende do perfil e das informações sobre o automóvel.

Vale destacar que os veículos com mais tempo de uso, com quatro anos ou mais, tendem a ter seguros mais baratos se comparado aos seguros de veículos novos.

É importante não esconder ou modificar qualquer informação sobre o veículo na contratação do seguro. Isso porque qualquer irregularidade poderá trazer problemas no futuro, entre eles ter a indenização negada!

Franquia reduzida do Seguro Auto

A franquia é o valor que o segurado desembolsa caso o veículo tenha um prejuízo de perda parcial, ou seja, precise de um conserto.

O valor da franquia é firmado no momento da contratação da apólice do seguro automóvel. Sendo assim, quando o cliente solicita a seguradora para realizar um reparo, o cliente paga a franquia e a empresa o restante.

Ou seja, a franquia reduzida do seguro automotivo possibilita o cliente pagar um valor bem menor quando precisa realizar algum reparo.

No entanto, as prestações do seguro são mais altas.

Seguro Auto vale a pena?

Agora que você já entendeu o que é, como funciona e como contratar o seguro auto, nós vamos listar alguns motivos que reforçam a necessidade de ter essa proteção. Confira a seguir se Seguro Auto vale a pena:

Contratar Seguro de Carro

O veículo na maioria dos casos é a realização de um sonho para muitos brasileiros. Por isso, o seguro é de extrema importância para proteger esse bem material que é importante para você ou sua família.

Além disso, se houver algum acidente com o veículo assegurado, o seguro de carro vai cobrir os danos causados. Porém, essa cobertura precisa estar inclusa no seu contrato de seguro.

Outro bom motivo para contratar um seguro de carro, é considerar que qualquer imprevisto pode acontecer. Imagina esquecer a chave dentro do carro com ele trancado? Com o carro assegurado, basta uma ligação para seguradora e solicitar esse serviço de chaveiro, caso seu seguro ofereça esse benefício.

Por fim, vale lembrar que um carro ou uma moto é o seu dinheiro empregado em um bem material. Portanto, se o automóvel não tiver seguro e acontecer algum imprevisto ou acidente, os prejuízos serão bem grandes.

Veja alguns dos benefícios:

  1. Preservação do seu patrimônio;
  2. Responsabilidade civil com terceiros;
  3. Serviços e benefícios;
  4. Segurança financeira.

Buscando…

0