Como consultar dinheiro esquecido 

Anúncio

Com todas as mudanças dos sistemas bancários brasileiros, muitas pessoas acabaram deixando algum dinheiro esquecido em alguma conta no passado.

Como forma de devolver esses valores aos seus verdadeiros donos, o Governo Federal disponibilizou em uma plataforma um sistema para verificar se existe ou não algum valor a receber por cada brasileiro. 

Anúncio

Muitas pessoas ficaram animadas ao descobrir que possuem algum saldo do passado, outras ficaram tristes, pois o sistema não apontou nenhum valor a ser recebido. Nesse artigo, vamos te mostrar como consultar se há algum valor esquecido em seu CPF, e também como fazer a retirada desse valor. 

Como saber se eu tenho algum dinheiro esquecido? 

No último dia 13 de Fevereiro, o Governo liberou a plataforma para que todos os brasileiros consultassem sua situação, informando apenas seu CPF e sua data de nascimento.

Nessa primeira consulta, o sistema indicava apenas se havia algum valor atrelado ao CPF, sem mencionar qual o valor exato a ser recebido. 

Essa notícia deixou muitas pessoas chateadas, por não conhecerem já os valores que irão receber, e também por não saberem quais as datas que poderão ocorrer os saques e transferências. 

Ao longo dos primeiros dias, a plataforma apontou que mais de 37 milhares de brasileiros consultaram sua situação, o que foi considerado um ótimo pelos Governo. Ao todo, quase sete milhões de pessoas ficaram felizes ao saber que possuíam sim algum valor, e que em pouco tempo, poderia usar esse dinheiro. 

Por outro lado, mais de 29 milhões de pessoas não tiveram essa boa notícia. Mas atenção: como o próprio sistema avisou, pode ser que nos próximos dias essas pessoas possam receber a notícia de que algum valor foi reconhecido em seu nome. 

A plataforma também informou para as empresas que possuem dinheiro a receber essa feliz novidade. Ao todo, quase 800 mil empresas fizeram a consulta, onde quase 80 mil descobriram que tinham algo a receber. 

Segundo o Banco Central, o governo estipula que exista mais de 8 bilhões de reais no poder dos bancos, que devem ser devolvidos aos seus verdadeiros donos. Segundo o Banco Central ainda, o número de pessoas e empresas que possuem algum valor esquecido para receber pode chegar a 28 milhões. 

Como consultar se eu tenho algo a receber? 

Para fazer a consulta do dinheiro esquecido, basta entrar no endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/, onde será apresentada uma tela, que solicitará seu CPF ou CNPJ, a data de nascimento e também uma tela de confirmação, para evitar possíveis golpes. 

Depois de alguns segundos, aparecerá no canto direito os resultados. Quando existir algum valor a receber, aparecerá uma mensagem informando quando deverá ser feita uma nova consulta, para saber mais detalhes, como o valor e a data de saque. 

Mas se não haver nenhum valor a ser recebido, aparecerá a mensagem “Atualmente você não tem valores a receber”. 

Para quem recebeu essa mensagem, o Banco Central informou ainda que a partir de maio deve ser feita uma nova consulta, pois algum valor a ser devolvido pode ser descoberto durante esse tempo. 

Se você teve uma resposta positiva, e possui algum valor a ser recebido, atenção: Para facilitar a vida dos brasileiros, o Banco Central três faixas de dias para que cada pessoa consultasse o valor exato a ser recebido, e também a data que o pedido de saque pode ser feito. 

Para quem nasceu antes de 1968 ou abriu uma empresa antes desse ano, essas informações estarão disponíveis entre 7 e 11 de março.

Aqueles que abriram uma empresa ou nasceram entre os anos de 1968 e 1983, poderão consultar os detalhes do saldo a receber entre 14 a 18 de março. E para quem nasceu ou abriu uma empresa após 1983, o período de consulta dos detalhes vai de 21 a 25 de março. 

Também é importante ficar atento ao horário de consulta. Algumas pessoas foram informadas que devem fazer a consulta entre 4h às 14h, outras ainda devem fazer a consulta entre 14h às 24h.

Caso quem está fazendo a consulta não consiga acessar durante esse horário, deve voltar no sábado entre 4h às 24h. Essa recomendação visa diminuir as chances de o sistema cair, devido ao grande número de acessos simultâneos. 

Para quem tem algum dinheiro esquecido a receber, poderá fazer o resgate, independente da data de abertura da empresa ou do nascimento a partir de 28 de março.

Como forma de facilitar a vida dos brasileiros, o Banco Central já informou que os valores poderão ser recebidos via PIX, e para aqueles que ainda não utilizam esse serviço de transferência de dinheiro, poderão pedir também a transferência da forma tradicional para seus bancos. 

Para receber o dinheiro esquecido, todos que possuem algum valor a receber devem primeiro fazer um cadastro no login gov.br nível prata ou ouro.

Quem se cadastrou no sistema gov.br irá receber o nível bronze, e para avançar para o nível prata ou ouro, será preciso confirmar a identidade, através de algum meio de segurança, como o envio de documentos e também do reconhecimento facial. 

Esse sistema de segurança é muito importante, pois assim evita-se que muitos brasileiros caiam em golpes, que podem aproveitar essa grande novidade trazida pelo Banco Central.

Para se manter sempre seguro, nunca entre ou mesmo compartilhe informações passadas por outras pessoas, e também desconfie de pessoas ou empresas que querem ter acesso aos seus dados.  

Gostou? Siga nossas redes sociais.

Buscando…

0